“Malzoini” quer destruir Sindicatos para roubar direitos trabalhistas
PASSEATA CONTRA A PEC 369 E PELA MANUTENÇÃO DOS DIREITOS DA CLT
6ªfeira – 29/04 – 11h – Candelária
As Federações e Sindicatos de Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro vêm a público denunciar a PEC - Proposta de Emenda Constitucional 369/05, enviada ao Congresso Nacional pelo governo Lula, com o objetivo de golpear e aniquilar a organização autêntica dos trabalhadores e manter o arrocho salarial dos servidores públicos, dos aposentados e das pensionistas. O Ministro “Malzoini”, o mesmo que maltratou os velhinhos na fila do INSS, pretende criar milhares de “sindicatos biônicos e de carimbo” subordinados ao governo e a CUT/PT, para logo em seguida, em comum acordo com os banqueiros e o FMI, acabar com 13ºsalário, férias, descanso remunerado, licença maternidade, e todos os outros direitos trabalhistas contidos na CLT.
Os causadores dos problemas do Brasil não são os trabalhadores!
O que impede o país de crescer de verdade é a falta de um Plano de Desenvolvimento, é o arrocho salarial, são as altas taxas de juros, é a carga tributária que já atinge 40% de tudo que é produzido, é a corrupção crônica, é a sangria das dívidas externa e interna que surrupia 75% dos recursos do orçamento. Chegou a hora de dar um basta!
Vamos às ruas enterrar a PEC 369 e defender nossos direitos!
FÓRUM SINDICAL DOS TRABALHADORES/RJ
Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde/RJ; Federação Estadual dos Vigilantes/RJ; Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários; Federação dos Empregados no Comércio/RJ; Federação dos Empregados nas Indústrias da Construção e do Mobiliário/RJ; Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro; Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação/RJ; Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Propagandistas; Federação Nacional dos Empregados no Comércio de Minério e Derivados de Petróleo, Federação dos Contabilistas do RJ, ES e BA, Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio de Janeiro, Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Município do Rio de Janeiro, do Município de Nova Iguaçu, Sindicato dos Empregados no Comércio do Município do Rio de Janeiro, do Município de Campos, do Município de Macaé.
Telefone: (21) 2240-3491
http://www-fstrio.blogspot.com
e-mail: fst.rio@click21.com.br
João Mendes de Jesus, Josias Quintal, Laura Carneiro e Roberto Jefferson
FST/RJ RECEBE APOIO DOS QUATRO
DEPUTADOS CONTRA A PEC 369/05
Com o lema "PEC 369 É ATRASO E ANARQUIA" foi realizado, na sub-sede da CNTC no Rio de Janeiro, o Seminário Estadual do FST/RJ que contou com a participação dos Deputados Federais da Bancada do Estado do Rio de Janeiro João Mendes de Jesus, Josias Quintal, Laura Carneiro e Roberto Jefferson.
O primeiro a proferir sua palestra foi o Deputado João Mendes de Jesus (PSL) que reafirmou sua convicção de que "manter a unidade dos sindicatos deve ser o objetivo de qualquer mudança na legislação". O representante do PSL concluiu sua conferência dizendo "que a cada debate que participo fico mais convencido da necessidade de se engajar na luta do FST contra a PEC 369".
A Deputada Laura Carneiro (PFL) foi saudada pela Coordenação do FST/RJ por seu apoio aos sindicalistas quando da audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti no mês passado em Brasília. Em sua exposição, a Deputada enalteceu a maneira como o FST/RJ está abordando os parlamentares nesta discussão sobre a PEC 369. "Não adianta ameaçar com out door que político não tem medo disso", afirmou. O importante ressaltou Laura Carneiro é o diálogo, como nesse Seminário, "para permitir aos deputados conhecer os posicionamentos dos sindicatos e, aí sim, se posicionar e travar a luta juntos". A Deputada se colocou a disposição e ainda sugeriu que cada deputado fosse procurado individualmente.
O terceiro a usar da palavra no Seminário foi o Presidente Nacional do PTB Deputado Federal Roberto Jefferson, que garantiu que o PTB votará contra a PEC da Reforma Sindical. "Se o PTB votar favorável a PEC 369 será o seu fim", afirmou. Explicando que esta atitude não representa ruptura com o governo Lula, Jefferson disse que o Partido não pode negar sua história. Certo de que Lula não cobrará compromisso com esta reforma que se choca com os princípios do Partido concluiu: "Se nestes anos que nos separam da era getulista, o PTB não conseguiu gerar nenhuma legislação melhor que a CLT, portanto não podemos agora negá-la".
O último parlamentar a fazer sua palestra no Seminário foi o Deputado Federal Josias Quintal. O ex-Secretário de Segurança do Estado informou que mesmo não sendo da Comissão do Trabalho da Câmara Federal está acompanhando as audiências públicas sobre a Reforma Sindical. "Não é fácil, não sendo da Comissão, participar das discussões. Temos que nos envolver com as Comissões onde somos membros. Com esforço estamos presentes e defendendo a unicidade sindical", afirmou o parlamentar. Em sua exposição, Josias Quintal fez uma retrospectiva histórica da atividade humana até aos dias de hoje. O parlamentar opinou que devido a reação contrária a PEC alguns sindicalistas estão fazendo cena para sair bem na foto. Estava se referindo à última mudança de posição do Presidente da Força Sindical, Paulo Pereira que em audiência pública propôs mudança na PEC. "Não acredito que haja sinceridade nesta posição", concluiu.
Todos os quatro parlamentares, sem exceção, reafirmaram o compromisso de votar contra a PEC 369/05. A vereadora da Município do Rio de Janeiro Cristiane Brasil (PTB) hipotecou solidariedade à luta do FST/RJ contra a PEC 369 e colocou seu gabinete na Câmara Municipal a disposição.
O Seminário que transcorreu durante todo o dia 18/4 na sub-sede da CNTC no Rio de Janeiro contou com a participação do Presidente da CSPB, João Domingos, do Presidente da CNTTT, Omar José Gomes e do Secretário Geral da CNTC, José Carlos Perret Schulte. Os Coordenadores do FST de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, também, estiveram presentes.
A sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio no Rio de Janeiro foi pequena para abrigar as lideranças sindicais de todo o Estado que queriam acompanharam o Seminário. Foi necessária a instalação de um telão em outro ambiente para atender a demanda de participação dos Sindicatos e Federações do Estado e da presença de lideranças do FST de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Após ter sido providenciada acomodação, todos puderam assistir aos quatro painéis que contou com a participação dos membros do FST/RJ: Juracy Martins dos Santos, Dr. Sérgio Marques, Dr. Luis Bertolini, Deuzélio de Oliveira, Sebastião José da Silva, Mata Roma, Fernando Cascavel, Olímpio Coutinho, Luís Sérgio, Antonio Tristão (Índio), Fernando Bandeira, Paulo Oliveira, João Batista e Josimar Campos. O Secretário Executivo do FST/RJ Moysés Corrêa também participou de um dos painéis.